"Tirem a maçã da Apple": A Importância da Marca na geração de valor

De forma jocosa, faço uma provocação: se um dia, ao acordar, você notasse que o logo da Apple no seu iPhone simplesmente sumiu, você consideraria isso um defeito? Bateria o desespero a ponto de acionar a garantia do aparelho? Se a resposta for sim precisamos falar sobre valor de marcas.

Jeziel Nunes

6/3/20243 min ler

"Tirem a maçã da Apple":
A importância da Marca na geração de valor

Me lembro de quando garoto tinha o sonho de ganhar um tênis da moda skateboard, a garotada da cena na época amava, meu pai bem que gostaria de me dar, mas era caro para nosso orçamento familiar. Nunca tive o bendito tênis, quando comecei trabalhar e finalmente poderia comprar, já não queria mais. A marca já não representava o mesmo pra mim, o tênis era o mesmo, o valor não.

Com um pouco de esforço podemos lembrar daquela marca famosa, objeto de desejo de toda uma geração, mas que hoje não se fala mais, caiu em desuso, os produtos saíram de linha e tudo que restou foi a nostalgia. Mas a que se deve este fenômeno? Os produtos deixaram de ser bons? Será que como consumidores perdemos o encanto? Na verdade, isto se deve a percepção de valor que atribuímos a determinado produto de acordo com o que representa in time sua marca.

Em não poucos casos, a marca tem mais valor do que o produto em si, o produto físico e tangível da concorrência pode ser igual ou muito semelhante, mas não detém o valor da marca, aquele intangível capaz de ativar gatilhos emocionais de satisfação, conquista, bem estar etc. algo que o produto por si só, não é capaz de oferecer.

A percepção coletiva de valor que uma marca com boa gestão de Branding agrega, gera uma dinâmica semelhante aos juros compostos: quem vê a marca no outro valoriza, quem a usa se sente valorizado, logo expõe a marca ao mesmo tempo em que estimula outros a adquirir aquele bem reiniciando o ciclo. Eis o milagre da multiplicação, também conhecido como geração exponencial de valor.

Podemos então perceber que o posicionamento estratégico de uma marca pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa, pois simplifica a decisão de compra dos consumidores garantindo uma base de clientes fidelizados que dificilmente consideram produtos concorrentes.

“Tirem a maçã da Apple”

De forma jocosa, faço uma provocação: se um dia, ao acordar, você notasse que o logo da Apple no seu iPhone simplesmente sumiu, você consideraria isso um defeito? Bateria o desespero a ponto de acionar a garantia do aparelho? Se você é um “Apple lover” e a resposta for sim, talvez não seja exagero dizer que sem a marca da Apple estampada no Iphone, “não saberíamos o que fazer com ele”; com perdão da hipérbole, creio que o exemplo deixa claro a importância da marca na geração de valor para os produtos e, em última análise, para a própria empresa.

O dado mais interessante é que o valor de uma marca pode, muitas vezes, superar o valor combinado dos ativos tangíveis de uma empresa. Segundo a edição de 2023 do Best Global Brands, da Interbrand, o valor da marca Apple é estimado em mais de US$ 502,6 bilhões frequentemente superando o valor dos ativos tangíveis da empresa. De acordo com publicação da Forbes de 2023, a marca Coca-Cola é avaliada em mais de US$ 106 bilhões, o que superaria o valor de suas fábricas, equipamentos e estoques combinados. A Nike, por sua vez, aparece com um valor de marca em torno de US$ 31,3 bilhões, de acordo com a pesquisa da Brand Finance Apparel 50 2023, e também exemplifica como uma marca pode ultrapassar o valor de seus ativos tangíveis. Portanto, em última análise, marca não apenas comunica valor, marca gera enorme valor.

Neste cenário fica a pergunta: faz sentido empresas não reservarem budget para Branding e fortalecimento de marca?

Por Jeziel Nunes, 2024.


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