Afinal, o que é Identidade Visual?
Logotipo, Instagram, cartão de visita, ilustração e site; como manter uma coerência entre todos os elementos visuais que usamos? basta ser visualmente atraente ou há algo a mais? Hoje vamos entender o que é Identidade Visual e como ela pode ajudar a impulsionar negócios.
Jeziel Nunes
1/9/20243 min ler
Afinal, o que é Identidade Visual?
Quando nos deparamos com a expressão "identidade visual", é comum associá-la a logotipos, cores vibrantes e designs bonitos. No entanto, vai muito além disso. A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam a essência e a personalidade de uma empresa, marca ou organização. Ela deve refletir causa, proposito e até mesmo a cultura da empresa por trás da marca. Sim, isto pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Então afinal, o que é Identidade Visual e como ela pode ajudar um negócio a prosperar?
Philip Kotler, “o papa do marketing”, define identidade visual como "um conjunto de sinais visuais que ajudam a identificar e diferenciar uma empresa ou marca." Estamos falando de tipografia, paleta de cores, ilustrações, logotipo, padronagem e demais elementos gráficos que representam, formam, compõe a marca, e à reforça em seus pontos de contato.
Quando falamos de Identidade Visual, partimos do entendimento da “persona” em questão, precisamos fazer perguntas que nos leve a entender “quem” está por traz do “rosto” que iremos construir, e a partir deste entendimento revelar ao mundo uma identidade impactante memorável e reconhecível. Podemos dizer que o conjunto de elementos que compõe uma identidade visual “não são criados” e sim extraídos da alma da empresa ou identificado no seu DNA. Sobre o processo criativo Jeziel Nunes, Designer de Marcas, destaca: “Os elementos visuais vêm a partir dos conceitos que já existem no coração da empresa, estavam lá o tempo todo. Nós só os identificamos, sistematizamos, vestimos sua melhor roupa, acendemos as luzes e os apresentamos ao público.”
Identidade visual é, portanto, a representação visual de quem a empresa é, do que ela deseja transmitir, e de como é percebida pelo público.
Como uma Identidade Visual pode ser relevante para negócios
Uma identidade visual bem construída é crucial para o sucesso de uma empresa, pois cria reconhecimento, diferenciação, e estabelece uma comunicação alinhada com seu público-alvo. Além disso, ela ajuda a constuir conexões emocionais, narrativas e engajamento.
Tomemos a Apple como exemplo: sua identidade visual é mundialmente reconhecida e associada à inovação e qualidade. A Nike, por sua vez, está vinculada a conceitos de superação e vitória. Essas marcas vão além do produto em si, elas investem em sua imagem! Não é à toa que as marcas mais valiosas do planeta são as que mais investem em brading (cuja identidade visual faz parte), publicidade e propaganda.
Diferenciação e Conexão Emocional
A diferenciação também é um fruto da identidade visual bem delineada. Em um mercado saturado, marcas que se destacam visualmente têm mais chances de serem lembradas e escolhidas pelos consumidores. Pense na Coca-Cola e na forma como suas cores e logotipo se tornaram um ícone ao longo das décadas.
Grandes marcas não são apenas reconhecidas por seus produtos, mas em um primeiro momento são reconhecidas por sua marca. Tire a maçã da Apple e as pessoas não saberão o que fazer com seus Iphones.
Conclusão
Em síntese, a identidade visual é um conjunto articulado de elementos visuais que vai muito além da estética ou gosto pessoal. É a representação visual da alma de uma empresa, comunicando não apenas o que ela faz, mas também quem ela é e como deseja ser percebida.
Marcas de sucesso como Starbucks, Itaú e Havaianas ilustram como uma identidade visual bem estruturada pode impulsionar reconhecimento, confiança e conexão com os consumidores, sem dúvida, uma identidade visual adequada é fundamental para o crescimento e prosperidade nos negócios.
Por Jeziel Nunes, 2024.
contato@iconicka.com.br
© 2024 | Icônicka Design Studio