Como transformar o conceito de um projeto imobiliário em um diferencial de venda?
Como uma Identidade Visual orientada pode comunicar de forma eficaz o conceito de um projeto imobiliário e aumentar as chances de sucesso no mercado.
Jeziel Nunes
10/15/20242 min ler
Como transformar o conceito de um Projeto Imobiliário em um diferencial de venda?
Como uma Identidade Visual orientada pode comunicar de forma eficaz o conceito de um projeto imobiliário e aumentar as chances de sucesso no mercado.
É amplamente reconhecido que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e os desafios para ofertar um produto ou serviço competitivo aumentam continuamente. Esta é a realidade em diversos setores, e no mercado imobiliário não é diferente. Os compradores já não se satisfazem com um espaço construído em alvenaria, uma residência funcional e uma garagem - eles buscam mais: querem estilo de vida, comodidade, integração urbana e sustentabilidade. Este é um forte indicador de que projetos sem conceito enfrentam grandes dificuldades de encontrar espaço em um mercado tão competitivo como é o setor imobiliário.
“Produtos transmitem significados, contam histórias, dialogam com modos de vida, desejos, valores e necessidades do consumidor. O mesmo se aplica aos empreendimentos imobiliários”, afirma a arquiteta Bruna Rodi. Assim como uma roupa não se resume ao tecido, e um sapato vai além do couro, o imóvel também incorpora entregas tangíveis e intangíveis, e é por isso que o conceito traz tanto valor agregado.
Identidade Visual: A Manifestação do Conceito
Ana Couto, CEO de uma das maiores agências de branding do Brasil, afirma: “Branding é, faz e fala.” A premissa é clara: no mercado, de nada adianta ‘ser’ se as pessoas não souberem que você, sua empresa ou seu empreendimento ‘é’. Portanto, é preciso falar! Comunicar-se, transmitir energia para atrair atenção e, então, revelar a essência.
E é justamente aqui que entre a Identidade Visual. Alinhada ao conceito do projeto, ela funciona como o rosto do empreendimento; sendo a voz que expressa esse conceito e orienta toda a comunicação visual. Está presente em cada ponto de contato da marca, através das cores, tipografia, iconografia, ilustrações e outros ativos - é um sistema organizado a partir da essência de uma marca, não se trata apenas de um logotipo. Além disso, a Identidade Visual está presente no cotidiano dos moradores, colaboradores e visitantes, nas áreas comuns, nas redes e em toda comunicação corporativa do condomínio, ampliando assim a percepção de valor e contribuindo para a valorização do projeto.
Vamos ampliar esta conversa, agende uma call para descobrir como uma Identidade Visual orientada ao conceito pode ser o fator decisivo para o sucesso do seu novo empreendimento.
Por Jeziel Nunes, 2024.
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